terça-feira, 20 de novembro de 2012

Apólogo

APÓLOGO
Gênero que ilustra um ensinamento de vida por meio de situações semelhantes às reais, em que figuram como personagens, objetos ou animais, seres inanimados ou animados. Mudança de comportamentos de ordem moral e social.

A vida nos pequenos detalhes - Erica Taisa 

        No grande vale do iguaçu, tudo estava a sorrir: aves a cantar, bichos a desfilar, árvores a se impor e a fina chuva à cair. Tudo menos Maria, uma pequena semente joga em meio as folhas caídas pelo chão.
        O sonho de Maria era se sentir útil ao seu lar, tudo tinha serventia, os frutos alimentavam os animais, o Sol aquecia a todos, a chuva ameniza o calor do sol, o vento trazia alegria já ela se via como uma simples semente, que nunca sairia do lugar, muito menos contribuiria com sua floresta.
           Com o passar do tempo a pobre sementinha se sentia mais infeliz, sempre a procurar seu lugar no mundo, até que João, uma linda pedra foi jogada em cima dela. Ao ver seus olhinhos tristes João à perguntou qual era o motivo de sua aflição. Depois de ouvir suas lamentações ele a explicou, que após ser jogado em várias lugares já tinha visto de tudo.
           João, então a mostrou que as lindas árvores que ali, estavam só existem por alguém como ela, que foi germinada e se transformou em planta. Disse também que o motivo da existência do fruto era protegê-la e que nada ali era tão importante quanto ela:
         Maria se sorriu como nunca e a partir daquele momento entendeu que tudo tem sua utilizada. Sem a existência de uma escala de maior ou menor importância. O que mostra que se sentir insignificante, ou sem serventia no mundo, é um estado inútil de sua consciência, mostrando as paranoias e medo de cada um.

O Coelho e a Cenoura - Fabiana

          Um coelho faminto entrou em um terreno onde havia uma horta, avistou bastante cenouras, mas as cenouras estavam com medo, pois a única coisa que poderia lhes proteger era uma cerca na qual o coelho cavava para entrar. Eram todos os dias, e eu nessa tristeza e infelicidade, torcendo pela piedade do coelho para não me atacar, mas graças a Deus o coelho cansou, parou de tentar e foi embora, viu que não valia a pena me sacrificar.

A Paixão - Fabio


       Certo dia um lápis se apaixonou por um apontador, mas o lápis tinha muita vergonha de contar isso para seu colega apontador.

      Mas o lápis criou coragem e foi falar com o apontador, nisso se criou uma relação.
       Mas essa relação não era boa, sempre terminavam e voltavam e sempre um acabava magoado e triste.      Moral  da História: se não der certo, não tente novamente, se não você acabará igual o lápis, ficando desapontado.            

João e Maria - Manoel

       Em uma pacata floresta tudo estava a fluir, animais passavam, pássaros cantavam, tudo estava a sorrir menos para Maria, uma arvore que vivia triste, pois ela se sentia inútil para todos.
         Até que um belo dia, um passarinho chamado João pousou em um dos seus galhos e lhe perguntou:
        - Como uma arvore tão formosa pode estar triste?
       - Amigo João, olhe para mim, só fico aqui parada, não sirvo para nada, já você pode voar, ir para novos lugares, se divertir.
        - Nisso você se engana Maria, você tem que entender que todos nós  somos util, ninguem existe por nada, todos nós somos muito importantes.
          Com isso a bela árvore se encheu de alegria, e começou a ver a vida de outro modo, que todos nós somos importantes, só que em modos diferentes. 

A mesa e o cachorro - Monique

          Havia num jardim uma mesa, que todos que por ali passavam e sentavam nela.
         Um certo dia passou um cachorro por ali e foi fazer xixi na mesa. Então ela disse:
         - Seu cachorro mal educado, não esta me vendo aqui?
         - Desculpa mesa, não sabia que estava acordada.
         - Só porque eu não vivo cantando por ai não quer dizer que não estou aqui.
         - Nossa! Mas porque vive tão mal humorada?
        - Olha, não saio do lugar se alguém não me tirar, não tenho amigos, além do mais fico sozinha o dia todo. 
         - Mas tenha paciência, não devemos ficar mal humorado por bobagens, irá ver que um dia tudo se resolve, é só não ter pressa.
        Então, o cão foi embora e a mesa ali ficou. Passou dias e noites e ela continuava ali, atpe que um certo dia uma menina veio e tirou dali a mesa e colocou em um jardim cheio de passarinhos e em cima, quirera para comer.
           Então, depois daquele dia ela não vivou mais só e fez bastante amizades.
           A mesa se lembrou do que seu amigo cão havia lhe dito: Que devemos ter paciência com o tempo as coisas se ajeitam e podemos seguir felizes, mas em hipótese alguma devemos desistir da vida e muito menos ficar mal humorado.


         

Um comentário:

  1. O projeto esta no proporcionando muito conhecimento em diversas áreas... na escola, no trabalho e o melhor, na vida; assim como no aṕologo, a vida nos ensina lições e essas lições se aplicam à vida toda...

    Lorrana

    ResponderExcluir